Motores de busca: Saiba mais sobre as atuais plataformas de pesquisa.

Por: Thiago A. Grzybowski
Por: Thiago A. Grzybowski

Atualmente existem vários motores de busca, ou seja, plataformas onde fazemos nossas pesquisas, porém entre essas, existem algumas muito mais conhecidas que outras, como o Google, Yahoo ou Bing. Apesar de todo mundo saber mexer o básico, poucos se aprofundam nas plataformas, e ao trabalhar com a internet, conhecer o algoritmo é um grande diferencial.  

O que são motores de busca? 

Um mecanismo de busca é um sistema composto por uma série de algoritmos, que possui funções como rastrear, indexar e ordenar o conteúdo da web, de modo a exibi-lo de forma ordenada nas pesquisas dos usuários.

Eles também podem ser chamados de mecanismos de pesquisa, ferramenta de busca etc.

Quando falamos de motores de busca, não se fala apenas do Google, mas sim de toda plataforma de busca, como por exemplo Youtube e Pinterest, ou seja, não se limita apenas às ferramentas de pesquisa convencionais, mas se considera todo tipo de plataforma com ferramentas de busca do próprio site, aplicativo etc.

Mas é claro que o Google se destaca, com mais de 92% do mercado de buscas.

Cada motor tem seu modo de operação e critérios de classificação. Mas o objetivo final é sempre o mesmo: fornecer a melhor resposta para o que os usuários procuram.

Como funcionam os motores de busca? 

Já tentou imaginar o que acontece toda vez que você faz uma pesquisa no Google? Apesar de ser um processo rápido, acontecem muitas coisas para que o resultado de sua busca chegue até você. Podemos dividir este processo em 3 etapas 

  1. CRAWLING 

Primeiro os buscadores vão rastrear o conteúdo pela internet, quem faz isso são alguns robôs, no caso do Google os chamados de Googlebot. Eles seguem o caminho dos links e buscam todas as páginas e atualizações. 

2. INDEXAÇÃO

Após encontrarem as páginas, elas são indexadas, ou seja, vão para o o índice do motor de pesquisa, podemos comparar esse índice com uma biblioteca, onde todos conteúdos ficam organizados pelas principais palavras-chave e tempo de carregamento de cada página. 

3. RANQUEAMENTO

Os processos de “crawling” e indexação acontecem a todo momento. Os robôs estão funcionando constantemente, encontrando e organizando os conteúdos. Porém a ordem em que estes conteúdos são exibidos, é definida por um ranqueamento. 

 Este passo é o foco do marketing digital orgânico, pois o ranqueamento é feito pela melhor correspondência da palavra-chave utilizada na pesquisa, em conjunto com uma série de fatores que fazem parte do algoritmo de busca.  

O algoritmo do Google 

O google tem uma proposta de estar sempre melhorando a experiência de seu usuário, portanto ele rebaixa em sua classificação conteúdos rasos e de pouca qualidade, dando espaço para aqueles que são melhor classificados pela Google. 

Fatores de Ranqueamento da Google

Existem, em estimativa mais de 200 fatores de ranqueamento no algoritmo do Google, a combinação deles, é o que determina o posicionamento em que as páginas aparecem para o usuário. 

A empresa não revela abertamente quais são estes fatores, mas solta algumas dicas. Além disso, o mercado faz suas próprias pesquisas sobre o algoritmo, para revelar o impacto de determinada ação no posicionamento do conteúdo.  

Fatores que sabemos que impactam diretamente no seu ranqueamento, podem ser divididos em dois, ON page e OFF page, estes são: 

ON PAGE: estes são os fatores presentes em sua página que impactam no ranqueamento. Entre eles temos:

  • Conteúdo;
  • Heading tags;
  • Imagens;
  • Título e meta descrição; 
  • Rich Snippet

OFF PAGE: estes são os elementos fora de sua página, que mostram se ela pode ser uma referência ou não sobre o assunto, alguns exemplos são: 

  • Menções a página; 
  • Diversidade e quantidade de backlinks;
  • Sinais sociais; 
  • Buscas diretas. 

Para o Google estas coisas demonstram a autoridade da página em relação ao assunto. 

Conclusão

Os motores de busca, são de extrema importância para quem trabalha com internet, pois são eles que classificam e apresentam seu conteúdo para o público, por isso conhecê-los é essencial para obter um bom resultado orgânico.

Foto: Mão foto criado por master1305 – br.freepik.com

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