SEO: saiba mais sobre a principal estratégia do marketing digital

Por: Thiago A. Grzybowski
Por: Thiago A. Grzybowski

O SEO é uma das estratégias mais utilizadas do marketing digital.

Quem não quer estar entre as primeiras buscas orgânicas do Google? Os usuários geralmente não vão além da primeira página para encontrar as respostas que procuram, por isso quem não está nos primeiros lugares, possui pouquissímas visualizações.

Uma boa estratégia de SEO pode te ajudar a chegar no topo. Seu site, blog ou loja virtual fica mais conhecido, ganhando autoridade no mercado, atraindo mais visitantes e aumentando as chances de conversão.

O que é SEO?

SEO são as estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web que têm como objetivo melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos das ferramentas de pesquisa como o Google. É sigla para Search Engine Optimization, ou em português: otimização para mecanismos de busca.

As pessoas, procuram respostas para todo tipo de pergunta, querem saber os restaurantes mais bem avaliados, e até mesmo buscam saber o real formato do planeta terra. 

As plataformas de busca, então, buscam organizar nos primeiros lugares as melhores e mais completas respostas para seus usuários. 

Sendo assim, cada pesquisa é uma oportunidade para você oferecer a melhor resposta para as pesquisas. 

Desta forma você tem mais chances de ganhar visibilidade e cliques, receber mais tráfego orgânico e ter mais resultados com seu conteúdo.

Porém, é necessário “provar” ao Google que seu conteúdo merece estar nas primeiras posições.

Isso significa que necessita não apenas de um bom, ou o melhor conteúdo, mas também precisa conquistar autoridade, e proporcionar boa leitura e usabilidade de site, blog, loja etc. 

A partir desta necessidade, surgiu o SEO

 Estratégias orgânicas, ou seja, que não envolvem gasto monetário para conseguir resultados. 

Como começar uma estratégia de SEO?

Para obter o tráfego orgânico sabemos que o conteúdo publicado em seu blog deve ser relevante para alguém. Porém, como é que as pessoas encontrarão o seu conteúdo?

Assim como qualquer estratégia, começamos com o planejamento, desta forma, devemos pensar em duas coisas: 

Em primeiro:

Definir um objetivo

O primeiro passo, é definir o resultado esperado com a estratégia. Uma boa maneira de definir o objetivo para o SEO é pensar no seu objetivo como um todo, ou seja, se seu objetivo geral é Brand awareness, o SEO pode ajudar ao colocar sua marca nas primeiras posições. 

E em segundo: 

Definir uma persona 

A persona funciona como um personagem que representa seu cliente ideal, com este definido, é muito mais fácil identificar seu publico alvo, e assim o destino de suas estratégias.  

Após isso você deve analisar sua situação atual, com a ajuda de algumas ferramentas:

 Google Analytics: Uma ferramenta de análise de dados muita utilizada pois oferece uma vários recursos que avaliam o desempenho de estratégias digitais.

 E Google Search Console: Uma ferramenta que facilita a comunicação entre o site e o Google e oferece relatórios valiosos para SEO.

Ambas estas plataformas oferecem dados muito importantes para iniciar sua estratégia de SEO. 

Assim que descobrir seus pontos fortes e fracos, seu objetivo deve ser: 

  • Melhorar seus textos para que cheguem ao publico adequado com mais efetividade, adicionando a palavra-chave desejada, mantendo ele legível e prezando pela autenticidade; 
  • Otimizar seu site, de tal forma em que seja de fácil uso, preze pelos seus usuários e mantenha uma interface organizada.

Além de tudo isso, você deve manter em mente que uma estratégia de SEO traz resultados a médio e longo prazo. 

O ideal é não se apegar às datas, pois pode ser frustrante não obter um resultado rápido tal como o tráfego pago oferece. Porém o SEO pode trazer um resultado permanente, enquanto o pago pode funcionar melhor apenas durante o tempo em que seu dinheiro estiver rodando. 

Imagem: Negócio foto criado por creativeart – br.freepik.com

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