Copywriting

Por: Thiago A. Grzybowski
Por: Thiago A. Grzybowski

Saiba: O que é e como utilizar as estratégias de Copywriting

Nos dias atuais saber aplicar as estratégias de Marketing Digital – como o Copywriting – é crucial para seu crescimento na internet. Para fazer uma venda ou viralizar seu conteúdo é necessário utilizar estratégias para que seu público escolha você.

O Copywriting é uma das estratégias que não pode ficar de fora quando você estiver produzindo conteúdo para o seu blog, pois é de extrema importância para aumentar suas conversões, ou seja  influenciar seus leitores.

O que é Copywriting? 

Copywriting, basicamente é produzir textos (sites, posts, slogans, etc.) com o objetivo de vender.

De uma maneira mais técnica, seria escrever para promover um produto, uma ideia, um negócio ou uma pessoa. É escrever cuidadosamente, editar e construir um texto que influencie o leitor a tomar uma decisão específica. 

Ao entender o Copywriting ficamos cientes que vender não é apenas comércio, mas sim o conjunto de estratégias de redação que servem para influenciar o leitor à realizar uma ação ( seja comprar um produto, assinar um newsletter, enviar um email, compartilhar aquele conteúdo para outra pessoa, etc.) 

Qual a importância do Copywriting? 

Para qualquer profissional da área, é evidente quando um texto de Copywriting é mal feito, ou seja quando um texto não é capaz de sensibilizar e envolver seu leitor.

Ainda hoje, muitas empresas negligenciam as técnicas de Copywriting, confiando cegamente em seus anúncios e acreditando que seu produto se venderá sozinho, este pensamento ultrapassado, movido pela intenção de obter o máximo de lucro, muitas vezes é fatal para seu negócio

Todo conteúdo feito para conversão é importante, porém sem as estratégias corretas, seu esforço pode ter sido em vão.

As estratégias de Copywriting

Antes de tudo, é importante ressaltar que em qualquer texto dentro do Marketing Digital, existem 3 pilares para a construção dos posts 

  • Induzir um início de relação do leitor com a marca; 
  • Inspirar o Leitor;
  • Influenciar ou motivar seus leitores a tomar uma atitude em relação ao serviço ou produto.

Para o MKT Digital, seu conteúdo deve ser benéfico tanto para você quanto para seu leitor, agregando em mais conhecimento. 

No Copywriting devemos nos relacionar com os leitores, segue abaixo 8 dicas para montar sua estratégia de Copywriting:

1. Repetições

A repetição é muito efetiva na escrita que tem como objetivo influenciar seu leitor. Essa estratégia transmite segurança e reforça a mensagem que você deseja passar com seu texto, demonstrando que você acredita fielmente naquele conteúdo. 

Para aperfeiçoar essa técnica, utilize variadas formas de expressar sua ideia, assim o texto não se tornará cansativo para quem ler. Adicione citações, histórias e não esqueça de considerações finais ao terminar seu conteúdo.

2. Utilize o “porque”

O “porque” se utilizado de maneira correta, se torna uma palavra muito poderosa. É comum que as pessoas passem a concordar com uma afirmação ou pedido se você tiver motivos e argumentos o suficiente.

Dificilmente alguém faria algo sem uma explicação razoável. As pessoas se tornam mais receptivas quando damos um argumento para que elas tomem determinada atitude. E argumentar ou dar uma razão, de forma básica seria responder um “porque”.

3. Compare

Um Copywriting bem feito sempre conta com analogias ou metáforas. Quando seu leitor aceita seu conteúdo como uma verdade, o início de uma relação com sua marca é muito mais fácil.

Porém, evite comparar seu produto com um concorrente direto, pois seu potencial cliente pode procurar o concorrente. Um bom método de comparação é por exemplo: se você vende vídeo aulas, compará-las com algum seminário, ou com o valor de sua hora de trabalho.

4. Fique à frente de objeções

Definindo bem a persona para qual seu conteúdo é voltado, será dedutível quais as objeções seu público terá em relação ao seu serviço ou produto. 

Neste caso, descreva estas objeções de forma antecipada, e formule seu Copywriting argumentando com elas, e respondendo estes questionamentos.

5. Exclusividade

É natural do ser humano desejar exclusividade. Todos querem fazer parte de um grupo especial, selecionado.

Descubra o que seu potencial cliente deseja, e crie grupo exclusivos, criando a sensação de que ele se diferencia ou destaca entre os demais, e por isso foi convidado para estar lá.

Conclusão

O Copywriting é uma das técnicas mais importantes de conversão. Após entender melhor como ele funciona, e algumas de suas estratégias, aplique isso em seus textos, fará toda diferença!

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