Storytelling: conheça uma das estratégias mais utilizadas no Copywriting

Copywriting é um conjunto de estratégias do Marketing Digital, que te permitem converter o leitor, ou seja, convencê-lo de algo, desde concordar com sua opinião até comprar um produto. Dentro do Copywriting existem inúmeras estratégias, entre elas o famoso Storytelling.

O Storytelling é de maneira simplificada uma técnica de escrita que consiste em contar uma história em que seu leitor se familiarize, ou sinta empatia, de tal forma em que ele seja induzido a te ouvir.

O que é Storytelling e quando usá-lo? 

Storytelling quando traduzido literalmente, significa contar histórias .

Na prática, seriam técnicas de narrativas inspirada em escritores, nas quais você transforma seu conteúdo em uma jornada única, desenvolvendo uma ligação emocional com o leitor ao transmitir uma mensagem.

Toda narrativa tem seus altos e baixos, porém nem sempre elas conseguem fisgar o leitor. No Storytelling é essencial despertar algum sentimento, afinal é a única forma de conseguir se conectar com ele.

Para isso existem vários elementos essenciais ao utilizar essa técnica de escrita.

Como produzir um bom Storytelling?

Quando vamos escrever um artigo com Storytelling, existem algumas considerações que devemos fazer, pois seu público precisa criar empatia pelo seu personagem, ou a estratégia será em vão.

Portanto, vamos compartilhar com vocês algumas dicas para produzir seu texto.

1.  Entender a visão que seu público-alvo tem do mundo

Ao contar uma história que tem como objetivo criar uma ligação com o leitor, você precisa conhecer a fundo seu cliente ideal, também conhecido por persona.

Para isso faça as seguintes considerações:

  • Primeiramente, quais os seus desejos?
  • Em seguida defina seus principais objetivos.
  • Então imagine quais as dificuldades que ele enfrenta ou pode enfrentar?
  • Por fim pense, quais são suas dores? 

Utilize essas respostas como base para desenvolver sua história e seu personagem principal ou interlocutor.

É com isso que vai entender melhor seu público e ter uma ideia de como alcança-lo de maneira efetiva.

2.  Escolha o ambiente de sua história

Definir o ambiente certo para sua história, é tão essencial quanto entender os objetivos de seus clientes. 

O cenário deve ser relacionado com algo que já faz parte de sua visão de mundo e de seu público-alvo.

Se seu público não conhece a sua visão de mundo, procure encontrar um meio termo, para que sua narrativa seja realista. 

Mais do que isso! Ambiente sua história em um local que seja familiar para seu leitor. Isso facilita a promoção de seu conteúdo ou produto, pois permite que você desenvolva situações que podem acontecer no dia a dia de seus clientes. Isso gera identificação e reconhecimento imediato.

3.  Conheça a Jornada do Herói

A jornada do herói consiste em alguns passos da história do seu personagem.

O primeiro passo é introduzir ele ao leitor, quem ele é,  o que ele faz etc. Assim você irá gerar empatia do leitor.

Em seguida apresente o problema. Demonstre que seu personagem por algum motivo sente que é incapaz de passar por aquilo. Neste momento você apresenta as dificuldades do personagem, lembre-se de não subestimar o problema.

Oferecemos, então, uma ajuda à ele. É neste passo que você pode apresentar seu produto, pois é com esta ajuda que seu “herói’ conseguirá a solução daquela situação.

No final da história, é importante demonstrar o impacto que aquilo teve na vida do personagem.

 Após uma história onde foi detalhado o problema, e a jornada do protagonista para sua solução, é importante demonstrar o impacto do caminho que ele percorreu até solucionar seu problema. Nosso objetivo é convencer o leitor, e a melhor forma de fazer isso é impacta-lo com o final.

E claro, lembre-se de que o impacto deve ser positivo, afinal, seu objetivo é que o leitor queira ser ajudado da mesma forma que seu personagem.

Saiba aplicar a estratégia dentro do marketing.

O Storytelling no marketing, é comumente utilizado na hora de escrever um depoimento, ao contar sobre um case de sucesso, e inclusive para contar a história e objetivo de sua empresa.

É importante também, reconhecermos a maneira certa de contar a história, afinal não queremos soar arrogantes ou presunçosos. Nosso objetivo é compartilhar uma experiência que pode ser decisiva para o leitor tomar a decisão correta.

Antes de ir...

Entre para Grupo Exclusivo no Whatsapp

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.