Emojis não prejudicam o SEO, mas vale a pena utilizá-los?

Por: Thiago A. Grzybowski
Por: Thiago A. Grzybowski

A google divulgou recentemente que utilizar emojis não farão diferença na sua estratégia de SEO. 

John Mueller, o Search Advocate da google, trouxe essa informação, ao falar de emojis nos títulos das páginas, meta descrições e no próprio das páginas conteúdo.

Ele revelou a atualização dia 28 de janeiro, durante um encontro do Google Search Center SEO. 

Mas ainda há uma dúvida para nós: “Podemos usar emojis sem nos prejudicar, mas devemos?”

Considerações:

Apesar de parecer um assunto fácil, ao falar de estratégias orgânicas, cada detalhe conta, por isso trouxemos duas considerações para auxiliar na sua decisão. Assim você poderá refletir e tomar a decisão que mais compensa para você. 

Então trouxemos aqui dois pontos para te dar um ponto de partida nesta escolha. 

Afinal, devemos utilizar emojis na junto das estratégias de SEO? 

1.Emojis podem ser uma perca de tempo. 

Emojis são fofos e engraçados. Mas como eles não farão nada que possa ajudar você a ter uma classificação alta nas SERPs, existe lógica em usá-los?

Como um profissional de SEO, você não quer dedicar horas que são importantes, otimizando páginas para coisas que não trarão resultados positivos.

Além disso, a SERP está sempre mudando. Se o Google simplesmente  decidir parar de mostrar emojis nas pesquisas, todo o seu ótimo trabalho com eles pode ser substituído por informações de código estranhas ou quadrados em branco □.

E também devemos lembrar que o algoritmo do Google já está reescrevendo um número significativo de páginas simplesmente porque acha que pode criar títulos melhores do que você.

Isso significa que aquele emoji que você colocou no título pode desaparecer ou se tornar outra coisa inesperada.

De acordo com Mueller:

“Não mostramos todos os emojis nos resultados da pesquisa, especialmente se acharmos que isso atrapalha os resultados no sentido de poder parecer enganoso, esse tipo de coisa. Mas você pode definitivamente mantê-los lá, não é que eles causem problemas.

Eu não acho que você teria nenhuma vantagem significativa em colocá-los lá, porque no máximo o que tentamos descobrir é o que é o equivalente a esse emoji e talvez usar essa palavra também, meio associada à página.”

2. Emojis em títulos podem aumentar seus cliques

Vamos supor que você está usando emojis em títulos e meta descrições, e que eles não são spam e nem vistos como enganosos pela plataforma. Eles têm a chance de melhorar sua taxa de cliques gerando mais tráfego para suas páginas?

Alguns especialistas em SEO acreditam que sim, mesmo que não haja dados claros para comprovar isso.

O que sabemos é que 92% dos usuários da internet usam emojis para se comunicar nas redes. Na verdade, 36% dos milennials consideram que os emojis expressam seus pensamentos e sentimentos melhor do que palavras.

Então, dependendo do seu negócio, pode ser uma ótima ideia incluir emojis para aumentar a visibilidade da sua página na SERP e atrair a atenção dos leitores.

Por exemplo, se você tem uma pizzaria e quer aparecer no radar de alguém que está procurando por “🍕 perto de mim”, então você pode escrever versões do seu título usando o emoji de pizza. É tudo uma questão de ter uma hipótese e colocá-la à prova.

Conclusão:

Os emojis podem trazer a imagem de amigável e acessível para o seu negócio, mesmo que não contribuam diretamente com suas estratégias de SEO.

Como já falado anteriormente, é impossível ter certeza absoluta de que seus emojis aparecerão nos resultados de pesquisa. Mas, se aparecerem, eles podem influenciar positivamente sua CTR e tráfego.

Isso depende do seu negócio, do seu mercado e do seu público-alvo.

Por isso, defina seu público, e faça suas pesquisas, assim conseguirá determinar se vale ou não à pena aderir aos emojis!

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