Meta descrição: saiba o porquê de sua importância no SEO

A meta descrição não é considerada um fator de ranqueamento direto, ou seja, ela não influencia diretamente nos robôs e algoritmo da google. Porém ao utilizar estratégias orgânicas (que não precisam de investimento) é importante pensar na experiência do usuário, afinal você depende dele para obter visualizações e cliques.

O que é Meta descrição? 

A meta descrição, na prática é um resumo do conteúdo que o usuário vai encontrar ao entrar no seu site. 

O principal objetivo desse recurso é convencer o visitante a clicar no seu link. Esse resumo aparece em baixo do título e link, sendo geralmente o fator que mais influência o leitor a escolher ler ou não seu conteúdo.   

Apesar de não influenciar diretamente no ranqueamento, é fundamental otimizar a experiência do seu usuário, e isso inclui a meta descrição. Essa ferramenta é indispensável em um bom trabalho de SEO e possui um bom potencial de conversão.

Qual sua importância em SEO?

O principal objetivo do SEO é otimizar um blog para conseguir mais visitas e aumentar a chance de conversão. Sendo assim é comum a maior preocupação ser apenas conseguir um bom ranqueamento nos mecanismos de busca

Ao deixar de lado a boa experiência do usuário, a taxa de conversão é baixa, mesmo estando entre os primeiros lugares de ranqueamento. A meta descrição possui a capacidade de convencer o leitor de que seu conteúdo será o melhor e mais completo. 

De maneira rasa, podemos dizer que ela mostra ao usuário que visitar sua página não será perca de tempo. Portanto é fundamental para um site ou blog que tenha metas bem desenvolvidos, afinal não adianta ter um bom conteúdo e não saber vendê-lo.

Como fazer uma meta descrição atrativa?

Agora que já sabe a importância desse recurso para o SEO também é importante saber utiliza-lo. A falta de atenção que essa ferramenta recebeu nos últimos tempos, teve como consequência falta de conhecimento sobre ela. 

Por isso, acreditamos ser necessário trazer algumas dicas para que sua meta descrição consiga transformar seu site em um dos mais acessados! 

1 – Seja verdadeiro

A meta descrição é um resumo do conteúdo encontrado na sua página. Não adianta abordar vários assuntos na meta com o objetivo de obter cliques mas não oferecer nenhum real conteúdo sobre isso.  

Portanto se fizer uma promessa na meta descrição, cumpra. Assim você evita frustrações e também evita o aumento de sua taxa de rejeição.

2 – Seja direto

Independente do tamanho do seu post, ele trata de um tema ou assunto específico. Portanto não prometa dar todas as respostas, ao invés disso seja prático e mantenha o foco ao que realmente o conteúdo se trata. 

Desta forma sua meta descrição será mais objetiva e também verdadeira em relação ao seu conteúdo.

3 – Use gatilhos mentais 

 Os gatilhos mentais são uma série de palavras, frases ou até mesmo contexto em que você insere o leitor que o induzem a fazer ou acreditar em algo.  

Ao usar gatilhos mentais em sua meta descrição o usuário tem a tendência de querer entrar no seu site, pois o cérebro acredita que precisa disso. 

Confira alguns exemplos: 

  • “acesse agora” frases como essa trazem a sensação de urgência para o público. 
  • “o segredo foi revelado” esse tipo de afirmação deixa o leitor curioso. 
  • “últimas vagas” ao usar esse tipo de gatilho, você traz a sensação de falta, como se o produto fosse muito bom e estivesse acabando .

Utilizando esse tipo de frase, você ativará os gatilhos mentais. Desta forma aumentará o número de visitas ao seu site.

Conclusão

A meta descrição, pode até não ser considerada um fator de ranqueamento pelo google. Porém dependemos sim das visitas aos sites para sermos melhor ranqueados, e é necessário otimizar a experiência do usuário se queremos que ele volte.  

Por isso fique sempre atento a meta descrição. Afinal uma meta bem escrita aumenta muito mais suas taxas de conversão.

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