SEO Split Test: Descubra como usar o teste A/B para ranquear melhor

O SEO Split Test, é de forma simples um teste A/B que funciona bem para Blogs. Este conceito começou a ganhar mais reconhecimento recentemente, pois pode otimizar com efetividade os resultados do seu site.

O que é SEO Split Test? 

Os testes A/B são comparações de diferentes variáveis de uma estratégia para saber qual traz mais resultados. Portanto esses testes são importantes para a otimização do seu blog. Pois eles te ajudam a definir desde a maneira correta de escrever, até a cor de um botão de compra.  

O SEO Split Test segue a mesma lógica. Porém com ele a mudança é na estrutura do site e com isso descobrir quais alternativas geram um melhor ranqueamento no Google. Eles visam descobrir quais formatos geram mais resultados e consumo de conteúdo. Estas informações serão a base para sua tomada de decisão de mudanças para otimizar seu site.

Porquê fazer o SEO Split Test?

Fazer testes para melhorar seu ranqueamento nos motores de busca é algo que exige muito investimento! Pois é preciso muito tempo para realizar cada experimento. Afinal o trabalho é grande e detalhado:

01. Você começa desenvolvendo hipóteses

02. Então, prepara a página.

03. Em seguida, faz a coleta dos dados

04. Por fim, realiza a análise de dados.

Somente então consegue as informações necessárias.  

Porém, se gera tanto trabalho, quais os benefícios que esses testes conseguem oferecer?

1 – Decisões com base em dados reais

Qualquer estratégia de marketing conteúdo envolve várias tomadas de decisão. Existem milhares de possibilidades que precisam ser avaliadas e acompanhada. E todas podem ser cruciais para o seu sucesso ou fracasso. 

Quando você vai desenvolver uma estratégia, suas decisões não podem ser tomadas por instinto. Portanto uma prévia análise do seu resultado é fundamental. Desta forma, olhar apenas os testes do vizinho, não trazem resultados efetivos! Lembrando que: com certeza seu público não será o mesmo. 

Por isso, decisões tomadas com base sólida, vão trazer um resultado bom e permanente. Contudo, esta base só é formada com as informações. Estas informações só vem de testes bem realizados. No final, é possível que mesmo sendo um alto investimento, gere mais lucro para seu site.

2 – Você terá mais controle das consequências. 

Fazendo testes antes de aplicar uma estratégia, você consegue ter uma noção dos possíveis danos. Além disso, pode identificar quais os benefícios trazidos pela mudança. Com isso, é possível evitar grandes catástrofes nas quais você pode perder relevância ou engajamento.  

Também, com o SEO Split Test, é possível escolher as estratégias mais benéficas. E identificar as que tem menos chances de trazer consequências negativas para sua empresa.

3 – Preparação para atualizações

Ao trabalhar com o marketing digital e/ou de conteúdo, com certeza uma de suas maiores preocupações são as mudanças do algoritmo do Google. Afinal elas tem o poder de aumentar ou diminuir seu engajamento e alcance. 

Ao fazer testes para otimização, você consegue reduzir os efeitos dessas atualizações. Pois permitem ter uma ideia do resultado esperado. Além disso, os testes te permitem identificar com maior facilidade as mudanças feitas pelo algoritmo. E com isso, tornar mais fácil formular uma otimização para o novo cenário.

Conclusão

Os testes A/B sempre foram importantes dentro do marketing. E claro, não é diferente com as páginas da web. 

O SEO Split test te dá a oportunidade de estar “um passo a frente” do algoritmo. Além disso, é realmente a melhor maneira de coletar dados para formular suas estratégias. 

De maneira prática, você vai observar que ao se basear em testes, os resultados são mais efetivos. Afinal, até mesmo uma receita precisa ser testada antes de ser passada adiante. 

E para hoje, vamos te dar uma dica. Utilize a própria ferramenta do google para conduzir os testes. Ela é gratuita. Afinal, quem melhor do que o próprio Google para nos ajudar com o seu algoritmo? Com certeza vale pesquisar.

Por isso, anote aí: “Google Optimize” você não vai se arrepender!


Antes de ir...

Entre para Grupo Exclusivo no Whatsapp

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.