Ao organizar um evento online, é comum ficarmos muito mais preocupados com o conteúdo que será apresentado do que com todo o resto. Porém a divulgação do seu evento, é essencial para que ele tenha sucesso.
Claro que o conteúdo deve ser uma das coisas mais importantes do evento. Porém não adianta ter um bom conteúdo e não saber promovê-lo.
Qual a importância da divulgação?
As lives nos dias de hoje, se tornaram peças fundamentais nas estratégias de marketing digital. Pois, principalmente em um cenário pandêmico, é uma das mais efetivas formas de divulgar o lançamento de um novo produto. Assim como atrair o seu público para uma conversa sobre o tema escolhido.
Mas se todos são constantemente bombardeados por anúncios e campanhas, como atrair atenção do seu público? É aqui que entra a divulgação.
A divulgação é essencial para que cada vez mais pessoas saibam do seu evento online. Ela também é responsável por gerar interesse e despertar a curiosidade do seu público. Portanto é necessário planejar uma estratégia. Assim como definir a persona para qual será destinada sua live.
O que fazer para atrair o público para a live?
Agora que já entendeu a importância da divulgação. Deve pensar nas estratégias que aumentarão sua audiência.
1 – Escolha o canal correto
Defina o melhor canal para criar o evento online. Você deve analisar quais as melhores opções para fazer sua transmissão. Para isso descubra qual a rede social mais utilizada pelo seu público, assim será mais fácil obter sucesso no evento e sua divulgação.
Afinal, não adianta escolher um canal que não é familiar para o usuário. Será frustrante e diminuirá sua audiência de maneira drástica. Pois ninguém quer ter que aprender do zero a usar uma plataforma para assistir uma live.
2 – Faça a divulgação com antecedência
Divulgue o evento com antecedência, pois é essencial para bons resultados. Já que proporciona ao público uma chance de se programar para sua live. Isso também reduz ao máximo as chances de concorrer com outros eventos.
Porém, é necessário não exagerar na antecedência. Se você começar a anunciação muito tempo antes do evento, vai correr o risco de que seu público esqueça a data ou horário da live.
3 – Escolha o horário baseado no perfil do seu público
O horário escolhido deve ser pensado com muito cuidado, pois deve coincidir com o perfil da sua audiência. Vamos imaginar: Você decide fazer uma live para um público adulto que trabalha nos dias da semana, e escolhe fazer seu evento segunda feira às 15 horas. Você terá uma boa audiência? Definitivamente não.
Nessa situação que foi colocada, a maioria das pessoas que compõe o público escolhido trabalha das 08 às 18, muitos deles fora de casa. Portanto o ideal seria fazer a live após as 18 horas ou em outro dia escolhido.
4 – Engaje com a audiência já na divulgação
Já sabemos que ouvir um feedback por parte dos usuários durante a live é essencial para garantir interação. Porém, é necessário estimular o engajamento com a divulgação do evento. Responda perguntas sobre o evento. Faça perguntas em seus posts e seja atencioso com sua potencial audiência.
Essa atitude é fundamental e é vista como um diferencial que pode ser essencial no futuro.
Conclusão
A divulgação é essencial para seu sucesso com um evento online. Feita de maneira correta, ela é a melhor estratégia de conversão para sua live.
Ao desenvolver um projeto de evento pela internet, é necessário pensar em cada detalhe para atrair seu público e além disso, saber promovê-lo. Afinal, do que adianta preparar cuidadosamente a live, mas não ter ninguém assistindo?
As estratégias de divulgação são as responsáveis por garantir que você terá pessoas assistindo e interagindo. Portanto escolha previamente seu público e siga as dicas que passamos acima. Você não vai se arrepender!