Já ouviu falar sobre transformação digital?

Por: Thiago A. Grzybowski
Por: Thiago A. Grzybowski

Com a brusca mudança de comportamento do consumidor e com os avanços tecnológicos, ouvimos muito falar sobre a transformação digital. 

Porém ainda existem muitas dúvida em relação a ela, uma vez que para muitos parece improvável que uma transformação digital já esteja ocorrendo na nossa sociedade. 

Hoje em dia, a tecnologia influencia todos os setores do mercado, se tornando uma poderosa aliada para qualquer negócio. Contudo, ela gera ainda situações que não são completamente entendidas, pois demanda pesquisa, conhecimento e poder financeiro para investir. 

Muitas pessoas ainda acreditam que a transformação digital acontece apenas no setor de tecnologia das empresas. Porém ela envolve todos os setores, melhorando alcance, desempenho e resultado final dentro das empresas.

O que é transformação digital?

A transformação digital pode ser considerada uma estratégia que usa a tecnologia para melhorar a performance de uma empresa. Essa estratégia possui impacto direto nos resultados dos negócios, pois ela exige mudança de comportamento empresarial. 

Além disso, a transformação digital gera impactos em processos e na estrutura na empresa.  

Apesar de ser fácil de entender a teoria, muitos se perdem na hora de colocar em prática. 

Uma crença um tanto comum quando se fala do mundo digital, é que a transformação se dá apenas tendo uma página em alguma rede social, mas não é bem assim que funciona. 

Criar uma página em redes sociais é sim um pontapé inicial para inserir sua empresa no mundo digital.

 Contudo a transformação digital é colocar a tecnologia como ponto central das suas estratégias, demanda tempo e dinheiro. 

De forma mais simples, podemos dizer que é assumir uma gestão digital. Ou seja, usar a tecnologia para melhorar o desempenho dentro e fora da empresa.

Qual o objetivo da transformação digital?

Respondendo de forma prática, diria que o objetivo da transformação digital é trazer facilidades e soluções mais rápidas para as empresas.  

A base para qualquer coisa gerada por essa estratégia é a tecnologia. Por isso há uma tendência de nos tornarmos cada vez mais dependentes dos recursos digitais. 

Claro que apesar disso, podermos trabalhar simplesmente com um celular, conectado à internet,  trouxe muita praticidade para o dia a dia. Afinal, a praticidade é um de seus maiores objetivos!

Quais os seus pilares?

Ao iniciar o processo de transformação digital, você deve aprender quais os principais pilares dessa estratégia. Assim como deve também saber aplicá-los.

Ainda não existe um consenso mundial a cerca destes pilares. Por isso vamos citar aqui os três pilares  utilizados por qualquer empresa que seja adepta as estratégias! 

1 – Pensar no Cliente

Empresas centradas no cliente, entendem o cliente moderno precisa de diversos canais de comunicação e de compra. Com isso, empresas aplicam a tecnologia pensando nisso tem mais chances de sucesso.

O omnishopper, é o novo perfil de consumidor na era tecnológica. Ele gosta mais da experiência de compra do que do produto em si. Facilitar seu processo para:

  1. Conhecer o produto.
  2. Tomar a decisão de compra.
  3. Acessar os meios de aquisição.

É fundamental, especialmente nos meios digitais.

2 – Inovar

A inovação tem ligação direta com a transformação digital.  Afinal, lançar um novo produto tem tudo haver com sua divulgação, a qual é facilitada pelas novas tecnologias. 

Porém, não adianta inovar sem uma estratégia por trás. Para que sua empresa se alavanque, é necessário criar estratégias de divulgação e negócios. Claro, que também são inovadoras.

É importante pesquisar ao máximo, para que você possa utilizar todas as ferramentas que o mundo virtual tem para oferecer! 

3 – Competição 

O mundo digital trouxe vastas oportunidades de crescimento para seus usuários. Assim como eu escrevo artigos sobre isso, milhares de pessoas fazem o mesmo. A transformação digital nos insere em um cenário cheio de oportunidades para usufruir. 

Porém naturalmente a competição é muito mais acirrada. É necessário que você saiba vender e se expressar e se posicionar para que seu produto seja considerado o melhor!

Conclusão

A transformação digital trouxe um novo mundo para ser explorado. Ela dá oportunidades, e gera praticidade para todos aqueles que investem no mundo tecnológico. Ainda temos muito para aprender com o vasto mundo da tecnologia. Porém a transformação digital veio para ficar, e assim como já acontece, ela vai revolucionar ainda mais o mercado de trabalho! 

Antes de ir...

Entre para Grupo Exclusivo no Whatsapp

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.