Mapa mental: O que é e qual sua importância?

Oque é um mapa mental? 

Mapa mental, de forma simples é uma ferramenta! Reduzindo e simplificando, ele seleciona aquilo que é informação essencial e representa com ilustrações de conceitos e ideias. Assim facilitando assim a memorização e a organização.

Podem ser simples ou elaborados, possuindo como principal característica a sua flexibilidade. Um mapa mental pode ser construído a mão. Assim como por meio de programas de computador. 

Qual sua origem?

A origem dos mapas mentais vêm do psicólogo, escritor e consultor em educação Tony Buzan nos anos 70. Com o intuito de ajudar as pessoas no desenvolvimento neurológico e cognitivo, na organização e aprendizagem. 

Ainda naquela época Buzan havia percebido que muitas vezes anotações lineares, por mais bem escritas que fossem, não eram tão efetivas no processo da aprendizagem.

 Após diversos testes, ele juntou palavras-chave e conceitos em uma folha no formato de um diagrama. Nesse mesmo modelo, Buzan escreveu um tópico central e logo após organizou as informações em volta, ramificando como as raízes de uma árvore. Então às coloriu para facilitar seu entendimento e leitura.

Como funciona um mapa mental?

Assim como em um diagrama, a ideia principal ou o assunto a qual o mapa mental vai abordar se encontra no centro de uma folha ou pagina em branco. Já as informações contidas no assunto são ramificadas em torno de seu tema. 

As informações são ramificadas de acordo com o entendimento do cérebro do usuário. Tudo só acontece devido à ideia central do mapa que vai sendo desdobrada e então aprofundada. Assim fortalecendo as suas sinapses neurais.

Quais suas aplicações?

Como visto, os mapas mentais são muito úteis para a memorização, aprendizagem e também organização. Porém, quais são suas aplicações no dia à dia? 

Tudo depende da sua necessidade. Por serem versáteis e práticos eles podem ser utilizados em qualquer atividade do dia à dia. Principalmente nas que se resumem em conectar ideias. 

Algumas das funcionalidades de um mapa mental são: 

  •   Anotar ideias e planejamentos;  
  • Acabar com a procrastinação e auxiliar no foco de tarefas;
  • Estruturar projetos e compromissos; 
  • Caso decida fazer uma versão colaborativa, ou seja, fazer com um ou mais colegas de estudos ou trabalhos, torna suas informações ainda mais completas;
  • Facilitar a filtragem das prioridades; 

Porquê fazer um mapa mental?

1 – Eles estruturam informações.

Com várias informações em mãos, sem uma ferramenta para organizá-las é complicado usufruir delas. Os mapas mentais ajudam muito nessa tarefa, pois como as informações são trazidas em tópicos, a quantidade de textos diminui. Além de que possuir ramificações auxilia na contextualização. Ou seja, as informações não ficam desconexas.

2 – Mapas mentais melhoram a memória 

Por melhorarem a organização eles auxiliam nos caminhos das sinapses fortalecendo assim a boa memória. 

Os mapas mentais servem como condensadores visuais, pois de trazem todas a informações de forma organizada, colorida e ilustrada, com diversos elementos que fazem com que o cérebro seja estimulado a lembrar. Além de que montar o mapa exercita sua memorização, por meio da escrita.

3 – Estimulam a criatividade 

Ter que encontrar caminhos para organizar suas informações, auxilia no desbloqueio criativo do individuo. Além de que os mesmos processos que melhoram a memória, estimulam a criatividade.

Quem precisa de um mapa mental?

Em geral todo profissional que necessita de organização pode fazer um mapa para auxiliá-lo em seu serviço. Contudo, profissionais que das áreas do marketing, professores, estudantes, e profissionais criativos como um todo, possuem uma perceptível relação com os mapas.

De forma prática todo profissional ou aspirante que lide com diversas informações na sua rotina ou ambiente de trabalho precisa de uma maneira de estratégica de organizá-las. E claro, nada melhor que um Mapa Mental para isso. 

Conclusão

Mapas mentais são um estilo de organização lógica, que podem ser muito benéfica para o seu negócio. Ao estimularem a criatividade, eles facilitam o processo de desenvolvimento de estratégias e planejamento empresarial. Utilizá-los em sua empresa, otimizará processos essenciais para o bom funcionamento e organização do negócio e seus funcionários.

Antes de ir...

Entre para Grupo Exclusivo no Whatsapp

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.