Gatilhos mentais: O que são e quais suas aplicações?

Oque são gatilhos mentais? 

De maneira objetiva, os gatilhos mentais são as decisões que um cliente faz no impulso na hora da compra. Eles funcionam como uma espécie de piloto automático, onde o cérebro tenta se poupar de refletir antes de tomar aquela decisão. 

Essas decisões, são feitas de maneira automática, para que não haja dificuldade. Um exemplo óbvio é andar ou escovar os dentes, são coisas que aprendemos e se tornaram automáticas para nosso inconsciente. 

Afinal não existe real esforço em escovar os dentes, ou então uma decisão pensada sobre qual perna vai iniciar o movimento quando estivermos caminhando. 

Os gatilhos mentais se tratam disso. Eles facilitam a tomada de decisão diária. 

Qual sua função no marketing?

Os gatilhos mentais estão nas melhores estratégias do mercado. Eles nos ajudam a desvendar o pensamento humano e por isso são úteis para conquistar o cliente. 

Os gatilhos funcionam como disparadores de atitude, sendo diretamente ligados ao instintos naturais do ser humano.  

Paras exemplificar: Ao ler um anúncio dizendo que são os últimos produtos ou últimas vagas, nosso cérebro faz automaticamente a conexão com a escassez, e então nosso instinto natural nos induz a garantir aquele produto. 

Ou seja, nós nos sentimos induzidos a efetuar a compra, por receio de que nos falte algo depois. 

Porém, é importante ressaltar que a persuasão não é manipular seu cliente. Ao vender um produto, sua abordagem não deve ser manipuladora, mas sim persuasiva. 

Ou seja, em nenhum momento você forçará o comprador a levar seu produto. Você apenas irá utilizar de técnicas de persuasão que podem ou não dar ao seu cliente a sensação de que ele precisa daquele produto. 

De maneira simples, você não irá distorcer os fatos, mas sim utilizar argumentos honestos para convencê-lo da compra.

Onde devo usar os gatilhos mentais?

1 – No conteúdo.

O conteúdo da sua empresa deve ser um dos primeiros lugares onde você considera usar gatilhos mentais.

Você usar essa estratégia nos seus textos, seja nos artigos do blog, próprio site da empresa, nas redes sociais, e até mesmo nas meta-descrições .

Se seu público, possui o hábito de acessar o blog para se manter informado, essa é uma maneira de gerar leads sem nenhum custo adicional.

Porém, para isso você deve entender as dores do público. Ou seja, utilizar a famosa persona para entender quais gatilhos seriam mais efetivos para seu cliente.

2 – Em páginas de vendas.

Essas páginas, são as responsáveis por apresentar seu produto, seu benefícios e diferenciais. Nestas páginas, é essencial usufruir ao máximo de estratégias focadas em persuadir o consumidor. 

Estas páginas, são consideradas umas das melhores opções para utilizar os gatilhos mentais. Isso acontece porquê o usuário já acessa a página com certo interesse em seu produto ou serviço.

3 – Landing Pages. 

As landing pages, são a maior forma de acesso ao site. Afinal, quando pesquisamos um termo específico, somos direcionados para a landing page, e não para a homepage (ou página inicial) do seu site.

Otimizar essas páginas, pode trazer um bom resultado de conversão, já que elas possuem muito mais acessos do que a página inicial. É aqui que entram os gatilhos mentais. Eles fazem parte das estratégias de otimização utilizadas em landing pages, e podem aumentar muito o potencial de conversão.

Qual o principal tipo de gatilho mental? 

A escassez é utilizada como um dos principais gatilhos mentais dentro do marketing. 

Ao usar frases como “últimas vagas”, “estoque está acabando”, “últimos produtos disponíveis” você ativa o gatilho mental de falta no consumidor. 

Ou seja, ao acreditar que ele pode perder o produto ou serviço para outro cliente o consumidor tende a tomar uma decisão mais rápida.

 Afinal, a sensação de que em a qualquer momento aquilo pode acabar, traz uma sensação de urgência para seu cliente. 

Esta forma de gatilho, possui um dos mais poderosos potenciais de conversão dentro do mercado. Assim como a urgência( a qual vem na forma de um prazo para a compra do produto) e a demonstração de autoridade no assunto (demonstrando propriedade ao falar do tema). 

Esses três gatilhos aliados, possuem um altíssimo poder de conversão, e com certeza valem o teste!

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