Já ouviu falar em WorkFlow?

Oque é workflow ?

O Workflow nada mais é que uma tecnologia e um método de organização para o fluxo de trabalho de uma empresa com etapas lógicas e que atendam às suas demandas. Ele automatiza e integra mais áreas do negócio, ganhando mais movimento para produzir de maneira eficaz e com qualidade.

O Workflow é estritamente necessário para qualquer empreendedor ou aspirante quando se fala de processos. Pois um fluxo de trabalho, organizado e automatizado é essencial para melhorar os resultados de uma empresa e conectar seus setores.

Afinal, essa ferramenta mapeia cada passo dos processos. Transmitindo as tarefas e integrando o negócio de ponta a ponta.

Resumidamente, Workflow ou fluxo de trabalho é uma sequência de etapas lógicas que automatiza e facilita os processos de trabalho. Quase como um roteiro que define quais informações e objetivos e etapas são passadas de membro a membro da empresa, de acordo claro, com as regras e metas da empresa.

Seus softwares:

Existem vários tipos de softwares de Workflow. Assim como ferramentas que auxiliam na personalização dos já existentes. Com um programa personalizado, uma empresa é capaz de otimizar a comunicação e organização de seus setores.

Softwares específicos como Workflow Management Systems (WFMS) são ferramentas úteis e práticas para adotar um Workflow em sua empresa.

Os softwares nos ajudam a obter ótimo de fluxo de trabalho. Um grande exemplo é a área de marketing onde ao fornecer leads para a equipe de vendas, há a compra do serviço ou negócio, e a transmissão para o financeiro da empresa. A partir daí, o fechamento do negócio ainda vai mobilizar as demais áreas da empresa (como a área produção, logística, atendimento ao consumidor, suporte, etc.).

Para que serve a ferramenta?

Apesar de útil para todas as empresas o Workflow é essencial para aquelas que trabalham a distância.

Nessas empresas todos os processos e o fluxo de trabalho devem ser automatizados. Pois é importante conseguir dispensar qualquer tipo intervenção humana. A exigindo somente em casos muito específicos. Mas não do dia a dia.

Um Workflow tem como a função principal ser uma espécie de capitão e líder. Comandando o trabalho em equipe e agilizando o andamento de processos que dependam da interação com o consumidor ou cliente na maioria dos casos.

Como exemplo temos a compra online. Onde o cliente, terá que apenas fazer o pedido e inserir os dados de pagamento na área correta.

Em cada uma das etapas, já existe um fluxos de atividades constantemente acontecendo. Se tornando cada vez mais otimizadas, e permitindo que o processo iniciado aconteça sem interrupções ou erros.

Já na gestão de equipes remotas, essa ferramenta pode ajudar até com alertas sobre prazos de vencimento de metas ou objetivos traçados em um determinado espaço de tempo. Mas claro, essas são algumas de muitas funções do Workflow.

Como funciona um workflow?

Todo workflow tem diversos aspectos conforme as necessidades do dia a dia.

Os workflows denominados “Ad hoc” (Do latim, “para isto”), são mais flexíveis e adaptáveis para o dia a dia. Já que têm várias improvisações que se adaptam a rotina. Em geral ele é utilizado para grupos pequenos ou unidades de serviço, pois possui menores chances de divergências de opiniões.
Também existem Workflows produtivos. Eles são indicados para atividades mais complexas e repetitivas da empresa. Como a transações de contas bancárias ou a automação de sistemas cheios de informações sensíveis.

Ou seja, o Workflow, é uma ferramenta com diversos usos, pronta para ser sua maior aliada no dia a dia empresarial. Afinal, a otimização do fluxo de trabalho não é simples, mas trás inúmeros benefícios para sua empresa!

Antes de ir...

Entre para Grupo Exclusivo no Whatsapp

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.