Earned Midia: O que é e como funciona?

Oque é earned midia? 

Ao traduzirmos o termo, Earned Midia significaria “mídia ganha”. Apenas com esse termo, podemos deduzir que é uma mídia adquirida. Ou seja, que não é paga nem própria.

A Earned Midia então, não passa da mídia sem interferência da marca. Porém, devemos manter em mente que sem interferência da marca não significa sem esforço por parte da empresa.  

Earned Midia, dificilmente vai funcionar sem um bom plano de marketing que envolve outros tipos de mídia.

Quais são os tipo de Mídia? 

Existem 3 tipos de mídia: Earned Midia, Owned Midia e Paid Midia. Vou dedicar este momento para explicar o que são cada uma delas.

1 -Owned Midia

Owned Midia, ou Midia própria, se refere aos canais que sua marca possui. Como por exemplo, seu site, blog e as redes sociais da empresa.  

Esse tipo de mídia é feita de forma gratuita, ou seja, não existe nenhum tipo de patrocínio (gasto) envolvido. 

2 – Paid Midia

Paid Midia ou Midia paga, se refere a todo tipo de divulgação que precisa de investimento financeiro.

Esse tipo de mídia é muito utilizada e seus canais mais conhecidos são: Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.

3 – Earned Midia

Earned Midia, ou Mídia ganha é tudo aquilo que não se encaixa nos dois acima. Nosso tema de hoje é todo acerca da Earned Midia, já que ela é uma das mais difíceis de se conseguir. 

Afinal, a Earned Midia exige que a divulgação seja feito por terceiros, em seus próprios canais sem que haja nenhum tipo de custo ou combinado com a empresa divulgada.  

Podemos comparar esse tipo de mídia com aquele produto que indicamos para os familiares ou com o famoso “recebidos pagos” comumente gravados por digital influencers.

3 tipos de Earned Midia: 

1 – Influenciadores 

Apesar de já termos utilizado esse exemplo hoje, é importante saber muito sobre esse tipo de divulgação. 

Mais de 50% da população brasileira segue e acompanha influencers em redes sociais. Isso significa que sua marca pode se tornar conhecida por milhares de pessoas com apenas um post ou stories de um influenciador. 

Apesar de muitos influenciadores venderem sua divulgação, como estamos falando de Earned Midia, esse tipo de serviço não cabe aqui.  

A divulgação gratuita nesse caso, acontece quando os influenciadores escolhem por testar produtos e “sem querer” acabam falando bem e divulgando sua marca. 

Outro exemplo que se enquadra muito bem, é o famoso quadro “Recebidos Pagos” Onde os influencers mostram aquilo que compraram no mês, e muitas vezes acabam divulgando a marca a pedido do público.

2 – Avaliação de produtos

A avaliação de produtos e serviços da sua marca, também é uma espécie de Earned Midia. Sites como o Yelp, TripAdvisor e Mercado Livre possuem locais próprios para a avaliação de marcas, produtos e serviços. 

Hoje em dia, a maioria dos consumidores fazem pesquisas em sites como o “Reclame Aqui” para saber o serviço ideal para fazer a compra.  

Portanto é muito importante manter o bom atendimento ao consumidor. 

3 – Eventos de exposição pública

Quando são realizados eventos de setores empresariais, é muito comum empresas participarem expondo seus produtos e serviços. 

Já que essas feiras e exposições, funcionam como uma vitrine, onde os visitantes vão para conhecer os produtos expostos.

Por mais que não parece, esse tipo de evento pode trazer facilmente a Earned Midia, não por conta da exposição em si, mas sim por conta da cobertura da imprensa que é geralmente feita neste tipo de evento.

Conclusão

A Earned Midia então, é um importante indicativo de que sua empresa está dando certo. Afinal, ela conta com uma divulgação que ocorre de maneira gratuita, e depende do consumidor se atrair e realmente gostar de seus serviços e/ou produtos. 

A estratégia de marketing por trás dela, apesar de parecer complexa, vai girar em torno da otimização empresarial e bom atendimento ao público, além da prestação de bons serviços ou produtos.  

Além de se demonstrar acessível e se conectar com todos que são capazes de gerar este tipo de mídia para sua empresa.

Antes de ir...

Entre para Grupo Exclusivo no Whatsapp

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.