Tráfego qualificado: o que é e qual sua importância? 

O tráfego qualificado é a estratégia que possui maior potencial de conversão, pois inclui pessoas que tem interesse e interagem com o conteúdo do seu site, aumentando a sua relevância.

Conquistar tráfego qualificado aumenta o valor do seu conteúdo, gera engajamento e aumenta sua autoridade. Isso sem mencionarmos seu maior potencial de conversão. Porém já podemos concluir que as estratégias para atrair seu público são fundamentais para o negócio.

No marketing digital, gerar tráfego e leads qualificados são os primeiros passo para a estratégia de um negócio. 

No marketing digital a ideia de otimizar resultados com estratégias mais ágeis e eficientes é quase uma regra, não é mesmo? Então, em vez de gerar milhares de visitantes do site, por que não focar em gerar milhares de tráfego qualificado?

O que é tráfego qualificado? 

O tráfego qualificado é aquele com visitantes genuínos e com real interesse pelo conteúdo, que possuem alto potencial para comprar um produto ou alugar um serviço de uma empresa. Ou seja, compensará o investimento feito para atraí-lo.

Suas características mais proeminentes são:

  • Aqueles que estão interessados ​​no conteúdo enquanto realizam pesquisas para seu próprio trabalho ou interesses pessoais.
  • Visitantes que já são clientes, mas continuam acessando conteúdos por fidelidade e gosto à marca.
  • O público que interage ativamente, volta a consumir mais conteúdo, compartilha, etc.
  • Aqueles que fazem compras rápidas.

   O tráfego qualificado pode ser interpretado de diferentes formas em cada negócio. Afinal existem milhares de áreas de trabalho diferentes, com muitos profissionais exercendo papéis diferentes.

Nesse sentido, a definição da persona é essencial para a geração de tráfego qualificado, uma vez que isso direciona todos os critérios de personalização do conteúdo e as estratégias do Marketing Digital

Quais os tipos de tráfego que um site pode gerar?

Para entender o conceito de tráfego elegível, é importante entender as características de outro tráfego. Entre elas existem seis principais tipos.

Em primeiro Tráfego orgânico: é aquele em que não há investimento monetário.

Então Tráfego pago: este acontece por anúncios nos motores de busca e outras mídias pagas.

Em seguida podemos citar o Tráfego direto: é aquele onde o visitante insere o endereço na barra de pesquisa, assim não há intermediário  que direcione ao conteúdo.

Podemos falar também do Tráfego social: este não tem segredo, acontece nas redes sociais.

Já esse é um dos mais difíceis de se conseguir, é o Tráfego de referência: é o tráfego onde alguém encontra o link em outro blog ou página.

Por último temos o Tráfego de e-mail marketing: ou seja, quando os visitantes do site se inscrevem no boletim informativo e recebem seu conteúdo por email.       

Como existem muitos tipos de tráfego, podemos dizer que seu site ou blog irá atrair público não importa o que aconteça, certo? Porém, também podemos concluir que, ao definir a persona correta, o resultado será mais efetivo.

Tráfego qualificado é realmente importante?

Após explicarmos o que é, pode ainda ter dúvidas sobre sua importância, mas sim, o tráfego qualificado é importante. Apesar de parecer uma coisa óbvia pois o tráfego cria mais negócios para a empresa, seus efeitos positivos vão muito além das conversões de vendas.

Quando o conteúdo é feito para atender a um público-alvo específico, ele não apenas chama a atenção de clientes em potencial, mas também envolve eles com seu conteúdo.

Com isso, os visitantes qualificados passam mais tempo navegando e lendo seu site ou blog. E também, vai interagir nas redes sociais, trazendo mais engajamento.

Cada uma dessas interações torna o site mais relevante nos sites de pesquisa, pois o conteúdo passa a ser valioso para os outros usuários que realizem a mesma pesquisa. E claro que isso vai gerar outra onda de visitantes qualificados. 

Conclusão

O tráfego qualificado é com certeza a melhor maneira de ter maior número de visitantes no seu site. De forma resumida, é a estratégia ideal para gerar mais resultados.

Além disso, junto com outras estratégias do Marketing Digital, ele trará bons resultados que serão consistentes e satisfatórios a longo prazo.

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