Persona: o que é e como construir a sua!

Ao iniciar uma estratégia de vendas para seu negócio, é necessário saber quem é seu público.  Para isso existe a buyer persona. Esta estratégia é utilizada por várias empresas e vendedores com o intuito de entender melhor seu público-alvo. 

Por isso nesse artigo resolvemos trazer o que é e como construir essa ferramenta tão importante. Pois quando se trata de atender um cliente ou desenvolver um conteúdo específico ela é o ponto de partida para o sucesso.

Pode ter certeza que ao aprender isso, você conseguirá otimizar muito mais suas estratégias de marketing digital, seja orgânica ou não.

O que é o buyer persona? 

Buyer persona, pelo seu significado literal é a persona compradora, ou seja, é seu cliente ideal. 

Criamos a persona para entender melhor o que atraí o nosso público. Para isso desenvolvemos um perfil, pensando como se fosse o personagem de uma história. Assim deve ser pensado desde sua idade ideal, até detalhes importantes: como quais os lugares mais frequentados, redes sociais mais utilizadas, e seus interesses cotidianos. 

Ao pensar na persona, também é importante fazer as seguintes perguntas: 

  • Quais seus padrões de consumo? 
  • Compra por impulso ou analisa antes de comprar?
  • É convencida facilmente ou você precisa de muito esforço para convertê-la?
  • Tem família? Namorado? Filhos?
  • Como gasta seu tempo livre?
  • Trabalha? Estuda? O que?

Com essas informações o empreendedor consegue otimizar suas estratégias e melhorar as vendas, pois sua comunicação começa a alcançar e chamar a atenção do público específico. Além disso, é possível conseguir sustentar uma conversa por mais tempo e ter um conteúdo que se relacione e agrade o leitor. 

Geralmente com a persona bem definida você pode até mesmo se imaginar conversando com ela ao desenvolver seus textos, gerando um conteúdo identificável para seu público. Poder se identificar com o que você lê gera empatia e prende o leitor por mais tempo. 

Como construir uma persona?

Desenvolver a persona é um dos passos mais importantes para definir sua audiência, pois ela vai ser a chave para criar conteúdo, anúncios e conversas. 

Ao pensar na construção da persona, primeiramente devemos determinar algumas coisas: qual o tipo de conteúdo que devo ou quero criar, qual estilo, estratégia e tom vou desenvolver, quais são os conteúdos que serão a chave para meu crescimento e quem precisa saber dos seus projetos. 

Agora, é normal vir um questionamento “Afinal, quantas personas devo criar?”  

O mais recomendado por profissionais do marketing digital é de 3 a 5 personas, esse número é mais do que suficiente para englobar a maioria dos seus clientes, sem deixar de ser específico. Ter mais que isso pode acarretar em gastos indesejados, e podem diminuir seus resultados, já que deixará de existir algo específico que transforme eles em seus clientes ideais. 

Em seguida, devemos partir para a real criação destas personas. 

Primeiramente defina idade, renda e localização, então parta para suas informações pessoais, qual seu emprego? Qual a fase de sua carreira? Ela tem uma família? 

Agora é a hora de definir suas principais responsabilidades seja no trabalho, em casa ou em sua vida como um todo. Pense em quais são suas dores (O que falta para ela? O que é um incomodo?) e baseado nisso, imagine quais seriam seus principais gatilhos para compra.

Por último defina quais os locais por onde ela mais procuraria informações, são blogs? Redes sociais? E-books? O que parece mais confiável? 

Após se perguntar tudo isso, basta organizar de uma maneira estratégica, e pronto! 

Claro que não é fácil imaginar do zero qual seria seu cliente ideal, mas com certeza é uma das melhores formas de otimizar textos, anúncios, vendas e até mesmo a maneira de conversar com sua audiência!

Antes de ir...

Entre para Grupo Exclusivo no Whatsapp

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.