Trabalho híbrido: 3 motivos para adotar esse modelo de trabalho

Trabalho híbrido - reunião online

O modelo de trabalho híbrido, se tornou uma das maiores tendências para o ano de 2022. Pois se trata de uma forma de trabalho onde você escolhe os dias que vai para o escritório.

Apesar de popular, poucas pessoas realmente entendem esse modelo de trabalho ou como ele funciona.

Por isso hoje trouxemos o que você precisa saber sobre essa nova maneira de atuar no mundo empresarial!

O que é trabalho híbrido?

O trabalho híbrido é aquele em que a empresa dá autonomia para os seus colaboradores. Assim, eles escolhem onde, como e quando vão realizar suas tarefas.

Assim, as empresas têm colaboradores trabalhando no escritório, em casa, em cafés e até mesmo coworkings. Desta forma a empresa tem pessoas trabalhando na cidade da sede, mas também em outras ao redor do país ou mundo.

Porém, diferente do trabalho a distância, nesse modelo, ninguém está apenas remoto. Portanto ainda existem reuniões presenciais e eventos em que os funcionários podem ou devem aparecer.

Qual a diferença entre os 3 principais modelos de trabalho?

Para que você possa entender bem o modelo de trabalho híbrido, é importante conhecer todos os modelos em uso!

1. Modelo de Trabalho Presencial

Esse é o modelo mais antigo de trabalho. Nesse regime, os funcionários vão até a empresa para exercer suas atividades.

Aqui, a carga horária é monitorada. Além disso o colaborador nesse regime, geralmente tem uma sala com os materiais necessários.

Os gestores, ficam no mesmo local, ajudando e monitorando as atividades.

2. Modelo de Trabalho Remoto

Apesar de não ser antigo, ele existe há vários anos. Se tornou popular principalmente durante a pandemia, pois não havia como ir até o escritório trabalhar de forma presencial.

Nesse modelo, as pessoas podem trabalhar de qualquer lugar. Porém, o mais comum atualmente é utilizar o homeoffice.

Os gestores nesse modelo, também estão de forma remota. Portanto, usam de formas digitais para repassar tarefas e fazer reuniões.

3. Modelo de trabalho híbrido

De certa forma, podemos dizer que é uma junção dos dois anteriores. Pois aqui, existe autonomia para escolher sua forma/espaço de trabalho.

Assim, o colaborador passa alguns dias trabalhando fora da empresa, e outros na sede dela. Dessa forma, ele tem mais liberdade em sua rotina!

Quais as vantagens em adotar o modelo de trabalho híbrido?

Todo modelo de trabalho possui suas vantagens, por isso separamos aqui as 3 principais vantagens para empresas e funcionários que usam esse modelo!

Equilíbrio da vida pessoal e profissional

Por se tratar de um modelo onde o colaborador pode escolher os dias em que vai para a empresa, ele possui maior controle sobre sua rotina.

Portanto, nessa forma de trabalho, ele possui mais autonomia para cuidar de sua saúde, tanto física quanto mental. Pois consegue se organizar desta forma.

Esse equilíbrio, que permite o cuidado do profissional com sua vida fora da empresa, geralmente melhora seu desempenho. Afinal, quando nos cuidamos, temos muito mais disposição em todas as esferas da nossa vida.

Economia Compartilhada

O gasto empresarial, ao adotar esse modelo, é muito menor em relação ao gasto no modelo tradicional. Pois, como existem menos pessoas dentro da empresa no dia a dia, existem menos gastos com o local.

Assim a empresa pode evitar alugar grandes salas, e até reduzir o gasto com infraestrutura. Além disso, hoje em dia a empresa pode optar por parcerias com empresas como a BeerOrCoffee que fornece um serviço chamado de OfficePass.

OfficePass é um serviço que permite aos funcionários trabalharem em coworkings espalhados pelo país. Basta acessar o site e agendar sua ida ao local.

Esse recurso poupa a empresa de gastos com luz, água, internet etc.

Networking

Com seus funcionários trabalhando em locais compartilhados com profissionais de outras empresas, ele pode criar uma rede de networking. Uma conversa entre seu colaborador e o de outra empresa pode trazer resultados positivos para você!

Afinal uma possível amizade entre eles, pode gerar parcerias, troca de serviços e novas oportunidades. Sendo assim, é algo bom para o crescimento do funcionário e da empresa!

Antes de ir...

Entre para Grupo Exclusivo no Whatsapp

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.