Acessibilidade Digital: O que é e qual sua importância?

Você sabia que cerca de 15% da população mundial sofre de algum tipo de deficiência? Já imaginou como essas pessoas lidam com a internet? Apesar de que nos últimos anos a acessibilidade tenha sido uma prioridade para muitas empresas, quando se trata de acessibilidade digital as marcas ainda têm um longo caminho pela frente. 

A acessibilidade online, deve ser uma prioridade nas empresas. Afinal, além de ser inclusão, vai aumentar seus lucros. Confira agora sua importância no mercado atual!

O que é acessibilidade digital?

Acessibilidade digital é tornar sites, aplicativos ou qualquer outra ferramenta online acessíveis para todos.

A ideia por trás desse conceito é garantir que todas as pessoas tenham acesso às mesmas informações. Afinal, independentemente das deficiências e limitações todos merecemos ser inclusos. 

Para que esse conceito seja adotado os desenvolvedores devem planejar sua página para incluir todos aqueles com algum tipo de dificuldade de acessibilidade. Pois, além de existir o direito de que todos devem ter o acesso à informação, fazer esta adaptação em sites eleva seus lucros, pois trás o acesso para um público que muitas vezes é negligenciado. 

Quais os quatro princípios para produzir conteúdo online? 

Já ouviu fala na Web Content Accessibility Guidelines (WCAG)? Ela é a referência para a maioria das legislações em relação à acessibilidade de sites. Portanto, ela criou 4 princípios para que seu conteúdo seja acessível. 

1. Perceptível

Tudo deve ser percebido pelos sentidos. Nada deve passar despercebido.

2. Operável

Elementos interativos como botões, controles etc. Devem ser operados fisicamente (clicando, deslizando, rolando). Porém ter comandos de voz e outras ferramentas de assistência também é necessário.

3. Compreensível

As informações devem ser apresentadas de forma clara. Afinal o usuário deve conseguir entender perfeitamente o conteúdo.

4. Robusto

O conteúdo deve ser compatível com várias ‌tecnologias‌. Ou seja, deve funcionar em ‌dispositivos de assistência para deficientes.

Seguindo esse princípios, seu site será acessível!

Quais são os tipos de acessibilidade digital?

A acessibilidade digital atende diversos tipos de deficiência, como as físicas, sociais, culturais e de conexão. Portanto, existem várias maneiras de adaptar seu site. Afinal, é importante pensar em cada uma delas.

Dessa forma, separamos os recursos mínimos para compreender os principais tipos de acessibilidade:

1. Fornecer textos e áudios para conteúdos que não são escritos (como imagens e vídeos);

2. Incluir conteúdos apresentados de diferentes formas para que todos possam receber a informação;

3. Autorizar as funcionalidades do teclado para quem tem dificuldade de usar o cursor;

4. Criar materiais para ajudar os usuários em sua navegação;

5. Usar vídeos com legendas;

6. Criar texto alternativo em imagens;

7. Facilitar a navegação pelo teclado, principalmente com o uso da tecla Tab para a rolagem da página.

Apesar de entender isso ser um grande passo, é importante descobrir como fazer essas mudanças dentro de seu site. Afinal muitas vezes reformar ele para a acessibilidade digital exige investimento. 

Por que é importante se adaptar à acessibilidade digital?

Como já vimos, não são apenas as pessoas com alguma limitação que ganham quando você escolhe se adaptar à acessibilidade digital. Afinal, essa prática vai te diferenciar dos seus concorrentes. E também vai trazer um novo leque de consumidores.

Além disso, sua empresa se mostrar a favor da acessibilidade e da inclusão, faz com que ela seja mais humanizada pelo público. Pois essas atitudes têm sido muito valorizadas pelas pessoas e mídia. 

E ainda por cima, a acessibilidade digital tem impacto direto no seu desempenho quando se trata de SEO. Pois os algoritmos vão analisar a experiência do usuário em seu site.  

Assim, remover as barreiras melhora a experiência do usuário e traz um maior alcance para o seu conteúdo. Portanto certamente vai contribuir para que suas páginas tenham um melhor ranqueamento.

Antes de ir...

Entre para Grupo Exclusivo no Whatsapp

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.