SEO Local: Como atrair o público perfeito para você!

Como o SEO pode ajudar o comércio local? 

O SEO local pode ajudar o comerciante a desenvolver um vínculo com seu público alvo. Pois acaba aproximando o varejista do público. 

O SEO local consiste em uma série de estratégias de otimização de páginas da internet, para evidenciar um negócio nas pesquisas locais. 

Desta forma, até mesmo empresas pequenas podem se tornar a primeira opção, voltadas para sua região. 

Porém, o ranqueamento não é a única vantagem dessas estratégias. Entre os vários benefícios existem dois que não devem ser esquecidos na hora de considerar aplicar o SEO, sendo elas: Obter resultados de alto impacto mesmo com gastos reduzidos e atrair compradores mais qualificados, ou seja, pessoas da sua região e que estão interessadas no seu produto!

Como construir uma estratégia baseada no SEO local? 

Uma estratégia de SEO local, deve se concentrar em diferentes aspectos, que se tornam muito mais importantes do que no SEO tradicional. Confira agora quais as etapas de construção de uma boa estratégia de SEO local.

1 – Tenha certeza do local de destino. 

Esse é o primeiro passo para criar uma boa estratégia de SEO. Afinal, é essa certeza sobre qual área deve ser impactada que fará toda a diferença no seu negócio. 

O objetivo aqui, é que sua empresa apareça em pesquisas “perto de mim”, portanto sua localização precisa de muita atenção. 

Para facilitar é importante definir onde que sua empresa entrega. Essa lista será essencial durante o desenvolvimento da estratégia.

2 – Liste todos os itens que sua loja oferece. 

Se sua loja é virtual, você com certeza já possui um mapeamento de todos os seus produtos, mas caso tenha uma loja física, é importante mapear e adicionar esses itens em uma planilha. 

Em seguida você deve identificar as categorias de cada produto para fazer uma divisão de produto que seu público entenda. 

Afinal para o consumidor é muito importante que o estabelecimento possua não apenas seu local físico organizado, mas o ambiente virtual também.

3 – Crie páginas que apareçam na pesquisa “produto+localização”

Essa etapa é de extrema importância e não pode faltar em uma estratégia de SEO local. Para ela você precisa apenas adicionar uma frase que junte o produto com a sua localização na página. 

Por exemplo: 

“Computadores São Paulo”  

Assim, quando o consumidor pesquisar o produto naquela área em específico, sua página estará entre as recomendadas por cumprir com todos os termos da busca. 

4 – Otimize sua página.

Aqui é muito importante já possuir um conhecimento prévio sobre SEO. Afinal você juntará as estratégias tradicionais com algumas específicas para lojas locais. 

É aqui que você deve focar em:

  • Títulos de SEO que usam o produto + localização.
  • Colocar palavra chave em todos os lugares necessários.
  • Otimizar as imagens do site.
  • Escrever pelo menos 300 palavras por página.
  • E claro, adicionar sua localização nas tags, meta descrições e títulos se possível. 

5 – Crie um perfil da sua empresa no Google.

Por mais que não seja exatamente dentro do site, os perfis do google são usados para gerar tráfego em negócios, tanto físicos como virtuais. Para isso, caso sua loja seja física, mantenha sempre atualizados seus horários de funcionamento, fachada da loja, endereço, contato, link do site e avaliações. 

E para aqueles com loja virtual, é importante se atentar principalmente ao contato, site e avaliações. Pois esses são muito importantes pra efetuar uma venda.

Conclusão

O SEO local é uma série de estratégias de SEO, voltadas para os pequenos negócios que possuem atendimento apenas em algumas regiões. Com ele é você pode aparecer nas primeiras posições quando alguém pesquisa sobre lojas próximas que vendem algum produto. 

Além disso, essas estratégias podem te gerar mais vendas, e até mesmo trazer uma maior cartela de clientes. Pois gera um conexão entre a loja e seu cliente, onde o cliente escolhe sua loja não só por conta do que você vende, mas também pela proximidade física com ela.

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