Marketing Indireto: O que é e como aplicar?

Por: Thiago A. Grzybowski
Por: Thiago A. Grzybowski

O Marketing Indireto, pode ser um termo muito confuso de entender. Porém, ele segue uma simples ideia: “Descubra onde seus clientes vão, e pare em frente a eles.”  

Para entender devemos pensar: O que traz mais impacto? Aparecer dentro do filme ou em seu intervalo? Apesar de ser um formato de Marketing que gera gastos mais altos, tem potencial para trazer bons resultados para sua empresa. 

O que é Marketing Indireto? 

De forma simples, é todo tipo de propaganda onde um produto, serviço ou marca aparece em canais que não têm objetivo comercial.  

Ele também é conhecido como product placement. Porém, independente de sua nomenclatura, o importante dessa estratégia é compreender que com ela, sua marca aparece em posições privilegiadas. 

Ou seja, aparece em posições de destaque que podem gerar interesse instantâneo e maior engajamento. Para exemplificar, podemos analisar grandes filmes da industria norte-americana. 

Os protagonista e personagens “bons” utilizam grandes marcas de celular, roupas, computador, etc. Enquanto isso, os vilões geralmente se mantém com itens mais básicos. 

Essa divisão é feita pelo Marketing Indireto. Ele vende essas marcas como próprias para protagonistas. A audiência, então, desenvolve interesse pela marca. Afinal o público quer se assemelhar aos protagonistas de sua série ou filme favorito. 

Qual a diferença de Marketing Direto e Indireto?  

O Marketing Indireto é associado a exposição das marcas. Porém existem milhares de formas de marketing indireto. São exemplos a propaganda boca a boca e a escrita quando feita sem objetivo de comercialização.  

Já o Marketing Direto, explora estratégias que possuem como objetivo a conversão. Ou seja, anunciação, vendas presenciais e até mesmo o telemarketing. 

Em outras palavras, enquanto o Marketing Indireto expõe a marca sem uma tentativa objetiva de venda, o Marketing Direto desde o começo se apresenta com a tentativa de venda do produto. 

Para que serve o Marketing Indireto? 

Seu principal objetivo é aumentar a autoridade da marca. Apesar de poder ser utilizado por todas as marcas. É mais efetivo para grandes empresas, pois necessita de grande investimento. 

Para pequenas marcas, o boca a boca, e o marketing de conteúdo, são as estratégias mais acessíveis. Já o objetivo para grandes empresas é utilizar figuras públicas para afirmar a autoridade da marca.

Como usar o Marketing Indireto na sua empresa?

1 – Conheça seu público!

Assim como em qualquer estratégia de Marketing, não se pode esperar bons resultados sem saber onde está o público da sua marca. 

Não adianta contratar uma blogueira de maquiagem para vestir uma marca de atletas. Porém, contratar uma atleta famosa, para utilizar a marca em aparições públicas, pode trazer algum resultado. 

Não venda sua marca para qualquer famoso utilizar. Sempre procure saber se aquela pessoa atinge seu público.

2 – Saiba onde está seu potencial cliente.  

Conhecer o público alvo é muito mais do que saber qual tipo de famoso ele acompanha. 

Podemos observar que produtos de limpeza geralmente são exibidos em novelas. Afinal donas de casa, são a maior parte dessa audiência.

Analise qual o entretenimento escolhido pelo seu público-alvo. Este é o primeiro passo para entender onde estão seus clientes e assim saber onde exibir seu produtos.

3 – Escolha o tipo certo de mídia.

Assim como as novelas atingem donas de casa, programas infantis são os mais indicados para apresentar brinquedos e filmes de ação para produtos masculinos. 

Escolha o local correto para expor sua marca. Isso é essencial para que o Marketing Indireto funcione.

Conclusão

O Marketing Indireto, parece confuso, mas se torna simples após um pouco de estudo. 

Seu objetivo é deixar o produto na memória da pessoa por muito tempo. E para isso, ele precisa ser espontâneo e não parecer óbvio.

As marcas escolhem serem aparecerem em filmes, por um tempo suficiente que seja perceptível e relevante sua existência no filme. Porém sem que o tempo seja longo o suficiente para que pareça forçado. 

Portanto, ele precisa de uma boa estratégia e claro o bom senso da equipe encarregada por isso! Para assim, escolherem a melhor forma de propaganda.

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