Estúdio de Criação: Aprenda a gerenciar facilmente suas redes sociais! 

Por: Thiago A. Grzybowski
Por: Thiago A. Grzybowski

O Estúdio de criação ou Creator Studio, é uma ferramenta da META, antigo facebook, desenvolvida para gerenciar com maior facilidade publicações e engajamentos das redes sociais. Apesar de ser voltada para empresas, esta ferramenta pode ser utilizada por influencers para engajar suas redes sociais, e por todos aqueles que têm como objetivo engajar por meio de publicações.

Apesar de esta ser uma breve explicação, siga conosco e entenda ainda melhor o que é essa plataforma e como usá-la!

O que é Estúdio de Criação?

É uma ferramenta, utilizada por profissionais do marketing de conteúdo, para gerenciar redes sociais. Ou seja, ela auxilia o profissional a fazer a publicação, o gerenciamento e então uma análise de sua página no Facebook e perfil no Instagram. Além disso, o estúdio de criação, facilita a interação com o seu público.

Mas afinal, quais seriam suas funcionalidades? Entre suas principais funções, temos:

  • Agendar a postagem dos conteúdos;
  • Monetizar seus posts;
  • Ver onde ficam seus seguidores ( Dados demográficos);
  • Poder analisar seus dados de performance, seja de uma publicação ou de todo o perfil.

Apesar de ser uma ferramenta muito completa, sua única falha é possuir a possibilidade de gerenciar apenas as redes sociais da Meta (Instagram e Facebook). Portanto, caso o foco da empresa ou criador de conteúdo não seja estas redes sociais, o recomendado é outro tipo de plataforma de gerenciamento, que faça a administração de mais redes.

Devo escolher o Estúdio de Criação ao invés de outras plataformas da Meta?

Além do estúdio de criação, a meta conta com outras duas plataformas: Meta Business Suite e Business Manager (ou Gerenciador de Negócios). Diferente do Creator Studio, essas funcionalidades são voltadas para anunciantes. Vamos resumir rapidamente cada uma delas.

Meta Business Suite:

Esta ferramenta, também tem o objetivo de gerenciar posts. Porém ela tem funções mais básicas, sendo voltada para iniciantes em anunciação. Portanto, suas principais funções são criar e agendar posts e anúncios.

Business Manager:

Por outro lado, o Business Manager, foi feito para conectar, várias contas de Facebook e Instagram. Assim, é possível gerenciar todos os anúncios de um só lugar. Portanto, se trata de uma plataforma mais avançada, que se foca apenas em mídia paga.

Ao entender como funcionam essas plataformas, é muito mais fácil decidir qual a melhor para o seu negócio.

Se chegou até aqui e decidiu que quer usar o estúdio de criação, segue com a gente!

Como usar o Estúdio de Criação?

Após criar sua conta, tudo pode ser um pouco confuso de entender a plataforma. Por isso, preparamos um breve guia de funções no menu do Creator Studio.

1.Botão “criar novo”

Ele é o primeiro botão disponível no menu. Ao clicar nele você pode fazer publicações de fotos, vídeos ou então fazer lives. É aqui que você vai ao criar um post, ter a possibilidade de agendar o horário de postagem.

2. Insights

Nos Insights, você encontra todas as opções de análise de desempenho do seu perfil ou página. Seja de uma publicação, anúncio ou do seu perfil como um todo, ali você encontra todas as informações que foram coletadas pela plataforma.

3. Biblioteca de Conteúdo

Na Biblioteca de Conteúdo é possível encontrar todas suas publicações. Desde vídeos, Stories, Fotos e Artigos, tudo fica armazenado lá.

Além disso, ele possui uma função muito importante chamada “Teste de Publicação”. Nela você pode entregar o mesmo conteúdo com criativos ou textos diferentes para segmentos do seu público. Portanto, é ótima para testar qual tipo de texto e imagem chama maior atenção de seus seguidores.

4. Monetização

Nesta aba, você pode conferir quais opções de monetização estão disponíveis para você. Além disso, é nela que você administra seus ganhos e formas de pagamento!

Conclusão

Agora que já conheceu o Estúdio de Criação, basta descobrir se é a melhor plataforma para você! Afinal, mesmo sendo gratuita, não funciona para redes sociais que não sejam da Meta. Portanto, avalie se vai ser útil e em seguida crie sua conta!

A plataforma é ótima para iniciantes e para profissionais, caso seu principal trabalho seja no Facebook e Instagram, não perca tempo e crie sua conta, você não vai se arrepender!

Antes de ir...

Entre para Grupo Exclusivo no Whatsapp

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.