Já Ouviu Falar em Marketing Emocional?

Por: Thiago A. Grzybowski
Por: Thiago A. Grzybowski

O Marketing Emocional é uma poderosa ferramenta para convencer sua audiência. Afinal, a emoção é a melhor forma de convencer alguém e vender seu produto.

Quando você faz uma pessoa sentir algo inusitado, você passa a receber a atenção dela, já que a emoção, está presente na natureza humana. Por isso que a maioria das campanhas bem sucedidas de marketing se conectam com o público.

Porém, existem uma série de desafios ao tentar se conectar com as pessoas, já que você precisa saber seus interesses, e tudo aquilo que é importante para elas. Acompanhe com a gente e saiba tudo que você precisa sobre essa ferramenta!

O que é Marketing Emocional?

Apesar de que todas as vertentes do marketing buscam trazer sentimentos para o público, o enfoque no Marketing Emocional é inteiramente esse. Afinal, seu objetivo principal é ter uma conexão emocional com o público.

A ideia dessa estratégia é usar a conexão criada para converter o cliente. De forma em que ele se convença a concluir determinada ação.

Essa vertente do Marketing, geralmente tem como método focar em uma emoção específica.

Porém, diferente do que diz a crença popular, essa emoção não precisa ser positiva. Basta que o sentimento seja forte o suficiente para influenciar na tomada de decisão para que ele seja aproveitado nas estratégias.

Porque o Marketing Emocional é eficaz?

O Marketing Emocional é eficaz pois trabalha os sentimentos. As emoções humanas, não são só poderosas. Elas tendem a ficar muito tempo depois de quando você as sente. Portanto são grandes influenciadoras do comportamento, uma vez que sentir por tanto tempo algo, causa desconforto. Principalmente nos casos de emoções negativas.

Além disso existem 3 fatores que fazem esse método tão eficaz:

Ajuda o público a lembrar de você

As memórias, geralmente são mais claras quando sentimos emoções fortes, pois elas estão diretamente ligadas às nossas lembranças.

Por isso, anúncios com forte impacto emocional, tendem a ficar mais tempo na mente das pessoas, e portanto serem mais efetivos.

Desperta a fidelização do cliente

Quando uma pessoa desenvolve conexão com uma marca, ela se torna muito mais valiosa para o vendedor. Afinal é este cliente que por estar conectado com sua empresa, voltará a comprar e consumir seus produtos. Ou seja, ele se mantém fiel ao seu negócio.

Além disso, o cliente fiel, tende a recomendar com mais frequência seu serviço, pois sentem uma forte conexão com a marca.

Ajuda a impulsionar as vendas

Mexer com os sentimentos é atingir diretamente seu público, e está é uma das formas mais confiáveis de orientar as decisões de compra.

O Marketing Emocional portanto, mostra para a pessoa que ela seria mais feliz, saudável ou até mesmo mais confiante ao comprar seu produto. E por isso, é uma das melhores ferramentas de convencimento para influenciar a compra.

2 formas de utilizar o Marketing Emocional

Tenha uma narrativa significativa

O ser humano, adora uma história! As histórias são as maneiras mais fáceis de mexer com as emoções do público. Elas inspiram e facilitam a conexão emocional, pois principalmente no marketing, narram uma história feita para que sua audiência se identifique.

Uma das ferramentas mais utilizadas para isso é o Storytelling. Uma estratégia de escrita que usa a jornada do herói para gerar empatia no público.

Preste atenção nos elementos criativos

A memória e as emoções, são muito ligadas aos sentidos. Por isso é importante ao desenvolver uma campanha, estudar e escolher as cores, formas e fontes corretas.

Por exemplo, a maioria das pessoas assimila o azul com calmaria e paz, enquanto o vermelho é associado à paixão. Entender a diferença de sensação que cada cor nos traz, é o primeiro passo para um anúncio bem sucedido.

Afinal, vender um produto para ajudar no sono, utilizando o vermelho, fará com que o público não acredite na efetividade dele.

Conclusão

O Marketing Emocional, visa usufruir das emoções humanas para convencer e influenciar as decisões do público. Nos dias atuais, utilizar ele para manter uma conexão com seus clientes é indispensável, uma vez que ela é um fator determinante para que eles comprem ou não seu produto.

Aplicar essa estratégia, é ter maior chance de obter sucesso em suas campanhas!

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