Consumer Insight: a estratégia que vai revolucionar sua empresa!

Por: Thiago A. Grzybowski
Por: Thiago A. Grzybowski
Consumer Insight

Nos dias atuais, 9 a cada 10 brasileiros pesquisam antes de fechar uma compra. Ou seja, eles comparam as empresas e preços, para assim tomar uma decisão. Foi pensando nisso, que as empresas começaram a recorrer ao Consumer Insight.

Mas afinal, o que é o Consumer Insight? Nesse artigo te explicaremos o que é e qual a importância dessa estratégia!

O que é Consumer Insight?

Para que você consiga entender o que é o Consumer Insight, vamos dissecar e traduzir esse termo!

Consumer: Trata do consumidor, de maneira literal.

Insight: Diferente da primeira, esta palavra não tem tradução direta. Podemos entender Insight como um estalo, uma clareza repentina. Lembra muito aquela situação dos desenhos animados onde aparece uma lâmpada acima do personagem quando ele tem uma brilhante ideia. Basicamente é quando a solução para um problema vem à mente de forma repentina!

Consumer Insight, então, é compreender qual seu público e consumidor, e o que eles desejam. Porém com dados relevantes para a empresa.

Desta forma, a ideia é juntar e analisar dados que permitam entender os comportamentos de compra, emoções e pensamentos dos seus clientes. Assim, a empresa consegue planejar ações que estejam de acordo com as vontades do seu público.

Qual a importância do Consumer Insight?

Mas afinal, se eu tenho os dados dos meus clientes, qual a importância dessa estratégia?

O Consumer Insight passa da ideia de simplesmente coletar dados. Essa estratégia é a porta de entrada para definir os próximos passos da sua empresa.

Com esses insights coletados, você consegue desenvolver formas mais certeiras de atingir seu público, como por exemplo:

  • Fazer campanhas de marketing com maior possibilidade de bons resultados, pois você poderá trabalhar as dores do seu cliente;
  • Mapear a jornada do cliente, para conseguir fazer melhorias e identificar oportunidades;
  • Otimizar os produtos que você oferece, para ficar de acordo com seu público;
  • Melhorar a experiência do consumidor com seu atendimento, desde antes da compra, até o momento de prestar o suporte necessário.

Onde conseguir os dados dos clientes?

Agora que você já entendeu a importância dessa estratégia, deve estar se perguntando onde você pode conseguir as informações necessárias para montar novas formas de atingir seu público. Confira aqui algumas formas de juntar esses dados!

Pesquisas de Mercado

Nesse tipo de pesquisa, quem dá a informação é o consumidor. Você pode fazer diversas perguntas sobre hábitos de consumo, perguntar informações demográficas ou até mesmo perguntar a satisfação do seu cliente.

Além disso, esse canal mostra comprometimento com o público. Ou seja, você mostra vontade de estar perto dos seus clientes!

Interações na central de atendimento

Quando um cliente precisa de ajuda, ele busca seu suporte ou outro canal de atendimento. Independente de onde acontecem essas interações, geralmente elas são uma boa fonte de informações. Afinal, nesse momento sua empresa está em contato direto com o cliente.

Se baseando nas reclamações, dúvidas e ideias dos seus clientes, você pode entendê-los melhor, e assim implementar melhorias!

Dados das redes sociais

Hoje em dia, todo mundo compartilha algo nas redes sociais. Desta forma, por lá você pode encontrar os interesses, medo e até mesmo interações dos seus clientes com marcas que eles gostam.

Assim, é possível juntar várias informações importantes sobre o perfil dos seus clientes!

Google Trends

Google Trends é uma ferramenta gratuita, que mostra o que mais têm sido pesquisado nos últimos tempos. Assim você pode descobrir tendências entre seu público!  

Ferramenta de analytics

As ferramentas de analytics, como o Google Analytics e o Audience Insights do Facebook  permitem ver informações sobre quem se conecta à sua página nas redes sociais. Ela também permite obter informações sobre o público geral da plataforma. Assim, é possível coletar os principais interesses e dados do consumidor!

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