Conteúdo interativo: A nova forma de se destacar com a audiência!

Por: Thiago A. Grzybowski
Por: Thiago A. Grzybowski
Conteúdo Interativo - mundo digital

Atualmente, com o grande avanço da tecnologia, está cada vez mais difícil chamar a atenção do público. Afinal, para muitos ainda é um mistério como se destacar para uma audiência que tem um estilo de vida completamente digitalizado. O conteúdo interativo surge então, como uma nova proposta no mercado. Mas qual é essa proposta?

Esse estilo de conteúdo propôs uma nova forma de chamar a atenção do público, que é induzir eles a interagir. Na era da tecnologia, as pessoas gostam cada vez mais de poder interagir com tudo aquilo que está no meio digital. Continue conosco para entender mais sobre o conteúdo interativo e suas funcionalidades!

O que é o conteúdo interativo?

O conteúdo interativo é feito para se destacar aos olhos da audiência. Afinal, ele chama as pessoas a participarem, trazendo uma experiência mais envolvente com o conteúdo. Apesar de não ser novo, com a internet o conteúdo interativo tomou ainda mais forma.

Afinal, enquanto antigamente existiam programas em que podíamos ligar para responder perguntas, hoje em dia temos milhares quizzes, simuladores, e testes de personalidade espalhados pela internet, e todos esses são exemplos dessa estratégia.

As matérias mais populares são aquelas que engajam com o público. Portanto, muitas marcas adotam quizzes tanto de forma digital quanto de forma física (Como a revista da capricho, feita para adolescentes, que tinha vários testes como “Será que essa celebridade sairia comigo?”)

Mas para trazer esse tipo de conteúdo de forma bem sucedida, não basta apenas fazer quizzes aleatórios. O ideal é conhecer seu público e trazer tudo aquilo que pode ser interessante para ele!

Como posso gerar resultados com essa estratégia?

Nesse momento, você pode estar se perguntando: “Como um teste de personalidade pode trazer resultados para a minha empresa?” Apesar de parecer algo banal, utilizando a criatividade, esse conteúdo pode ser muito relevante para o seu público.

Além disso, o conteúdo interativo pode ser muito mais que um simples teste. Pensando fora da caixa, podemos produzir calculadoras, avaliações, infográficos, e-books, excursões virtuais de lojas e produtos, entre outros. Todas essas opções, se otimizadas para o seu negócio, podem ser muito atrativas para o seu público!

A importância da jornada do cliente para o conteúdo interativo!

Escolher o formato certo para produzir conteúdo é essencial. Porém, sem um bom planejamento, ele não vai funcionar. A jornada do cliente entra aqui!

A jornada do cliente nada mais é do que o percurso que o cliente faz, desde o contato inicial com sua empresa ou marca, até o momento em que ele efetua a compra ou contrata seu serviço. Mapear essa jornada é essencial para definir o melhor tipo de conteúdo interativo e em qual momento ele deve aparecer para o consumidor.

Hoje em dia, tudo começa com a jornada do cliente. Portanto é crucial entender cada passo do seu cliente, para que assim você obtenha sucesso. Por sorte, com o avanço da tecnologia, a jornada do cliente está se tornando cada vez mais digital. Desta forma, as empresas têm mais oportunidades e ferramentas para juntar todas as informações necessárias sobre seu público!

O que mais o conteúdo interativo pode fazer?

O conteúdo interativo nos ajuda a capturar os chamados dados declarados.

Eles também são conhecidos como Zero-Party Data. Esses dados são todas as informações que seu público compartilha com você de forma intencional. Ou seja, são aqueles que não são recolhidos apenas com a análise do usuário.

Essa captura de dados por meio do seu conteúdo interativo é essencial. Afinal, ela vai te ajudar a gerar cada vez mais conteúdo.

Além disso, a quantidade de interações do seu público com a coleta de dados, te ajuda a identificar qual tipo de conteúdo chama mais atenção de sua audiência!

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